Avançar para o conteúdo principal

Quem sou eu? O jogo ao serviço das Origens

Quando o Einstein veio à nossa aula de EMRC!


Para promover a curiosidade na descoberta do tema e, em simultâneo, a educação não formal, convidei um(a) aluno(a) para representar Albert Einstein.  
Acessórios (bata, material de laboratório e peruca, que adquiri nos chineses. A melhor altura para os adquirir é no carnaval ou halloween) e criatividade transformaram uma matéria que nem sempre é a mais aliciante num momento de grande aprendizagem. 






Frequentemente utilizo o livro "Quem sou eu?" para fazer o jogo da descoberta quando necessito de apresentar figuras mundialmente conhecidas e que trabalhamos nas aulas. 


Ao longo do(s) ano(s) os alunos constroem/desenham as peças para o jogo "Quem sou eu? de EMRC (fazem o rosto de cada personalidade que é trabalhada nas
aulas para no final do ano jogarem - sistematização de ideias).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial do Combate ao Bullying

 SABIAS QUE... “ Behind the numbers: ending school violence and  bullying ”, o estudo, da responsabilidade da UNESCO, que envolveu 144 países, destaca que 1 em cada 3 crianças terá sido vítima de  bullying  no último mês, apontando, assim, para a necessidade de: a) implementar políticas para prevenir e responder à violência escolar e ao  bullying ; b) formar e apoiar os professores na prevenção da violência escolar e do  bullying ; c) promover abordagens que envolvam toda a comunidade, incluindo alunos, professores, técnicos, assistentes operacionais, pais/encarregados de educação e autoridades locais; d) fornecer informações e proporcionar apoio às crianças, jovens e respetivas famílias." Fonte  «  Educação Moral e Religiosa Católica: um valioso contributo para a formação da personalidade  » Assim, e ste ano,  iremos  dedicar toda a semana, a trabalhar esta problemática.  Os recursos apresentados aqui resultam da pesquisa e recolha de várias atividades, que compilei e preparei.

"Sobre mim": Atividade de conhecimento

Para começar um ano letivo em grande!   O que nos caracteriza e distingue enquanto disciplina de EMRC é a capacidade de conhecermos bem os nossos alunos. Preparei este recurso para perceber melhor o que os motiva. Está aberto oficialmente o "Laboratório de EMRC" , porque apesar de todos os anos os temas sejam os mesmos, a forma como os preparo é sempre novo!  Um excelente ano!  

Código Morse - Descobre o tema

Como operacionalizar: Os alunos em grupo, e dentro do tempo determinado, neste caso 5 minutos, terão que, recorrendo ao telemóvel, descodificar o código morse da mensagem. O primeiro grupo a descobrir o enigma ganha a medalha de ouro, o segundo a prata e o terceiro a de bronze.  Ao longo do tema, terão que realizar diversos desafios para conhecer e compreender a figura de Jesus.  Criei o código morse utilizando a ferramenta digital  invertexto.com