Avançar para o conteúdo principal

Bullying - Construção de uma cadeia humana

 Nenhum aluno, professor, pai, deveria passar por esta realidade.




Como sensibilizar para a problemática? 

Segundo a UNICEF, um em cada três jovens entre 13 e 15 anos de idade é vítima de bullying na escola em todo o mundo. 
Há já muita informação, contudo, é uma realidade infeliz que bate à porta de muitos.  

Convido a conhecerem o website “Escola Sem bullying. Escola sem Violência” em: 


Sugiro alguns filmes e animações que podem fazer a diferença.

Daisy Chain


Wonder

Sete minutos depois da meia noite

Sugestão de atividade a realizar: depois de explorar a animação Daisy Chain construir na escola uma cadeia de flores com os alunos que frequentam a disciplina de EMRC (pode ser uma ou mais turmas) recorrendo a materiais reciclados. Utilizei revistas antigas. 
Também pode ser construída a “Rede dos afetos contra o Bullying”  preenchida com flores (brancas) e mensagens elaboradas ao longo da semana.

Com esta iniciativa pretende-se:

- Sensibilizar e contribuir para a mudança do ambiente escolar;

- Prevenir e fomentar relações saudáveis entre os jovens;

 -Promover estratégias para uma vivência mais salutar, que apelem à cidadania, à empatia, ao respeito por si e pelos outros.

 -Fomentar e permitir que alunos, professores e demais funcionários do espaço educativo usufruam de ambientes mais agradáveis;

 -Preparar cidadãos que defendam e se impliquem em causas nobres. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial do Combate ao Bullying

 SABIAS QUE... “ Behind the numbers: ending school violence and  bullying ”, o estudo, da responsabilidade da UNESCO, que envolveu 144 países, destaca que 1 em cada 3 crianças terá sido vítima de  bullying  no último mês, apontando, assim, para a necessidade de: a) implementar políticas para prevenir e responder à violência escolar e ao  bullying ; b) formar e apoiar os professores na prevenção da violência escolar e do  bullying ; c) promover abordagens que envolvam toda a comunidade, incluindo alunos, professores, técnicos, assistentes operacionais, pais/encarregados de educação e autoridades locais; d) fornecer informações e proporcionar apoio às crianças, jovens e respetivas famílias." Fonte  «  Educação Moral e Religiosa Católica: um valioso contributo para a formação da personalidade  » Assim, e ste ano,  iremos  dedicar toda a semana, a trabalhar esta problemática.  Os recursos apresentados aqui resultam da pesquisa e recolha de várias atividades, que compilei e preparei.

"Sobre mim": Atividade de conhecimento

Para começar um ano letivo em grande!   O que nos caracteriza e distingue enquanto disciplina de EMRC é a capacidade de conhecermos bem os nossos alunos. Preparei este recurso para perceber melhor o que os motiva. Está aberto oficialmente o "Laboratório de EMRC" , porque apesar de todos os anos os temas sejam os mesmos, a forma como os preparo é sempre novo!  Um excelente ano!  

Código Morse - Descobre o tema

Como operacionalizar: Os alunos em grupo, e dentro do tempo determinado, neste caso 5 minutos, terão que, recorrendo ao telemóvel, descodificar o código morse da mensagem. O primeiro grupo a descobrir o enigma ganha a medalha de ouro, o segundo a prata e o terceiro a de bronze.  Ao longo do tema, terão que realizar diversos desafios para conhecer e compreender a figura de Jesus.  Criei o código morse utilizando a ferramenta digital  invertexto.com