Avançar para o conteúdo principal

O universo em expansão - Ilustrar a teoria do Big-Bang

 "Big Bang" 


Quem não gosta de ver ou fazer experiências?
Com um balão, um marcador e fósforos podemos recriar a ideia de como tudo terá começado e visualizar a expansão do universo.

Modo de realização:
1º Encher o balão e desenhar os continentes
2º Atirar o balão para a turma e todos têm que tocar sem deixar cair. Aqui pode surgir o momento para trabalhar o espírito de ajuda, equipa e superação de obstáculos,...
3º Acender o fósforo e colocar junto do balão e então ...



Quer que desenhe? Big Bang é mais recurso audiovisual fantástico que temos à nossa disposição. De forma humorística o cartoonista Carlos Ruas autor do blog http://www.umsabadoqualquer.com/ ajuda a descomplicar e a perceber que o universo é ainda um puzzle inacabado. 




Serve também de complemento à tarefa que o manual sugere, ou seja, desenhar a teoria do Big-Bang. Aqui recorro à Banda Desenhada Cómica. Inspirei-me no blog do Jarrett Lerner que tem recursos de BD fantásticos.


Eis alguns dos trabalhos produzidos



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Sobre mim": Atividade de conhecimento

Para começar um ano letivo em grande!   O que nos caracteriza e distingue enquanto disciplina de EMRC é a capacidade de conhecermos bem os nossos alunos. Preparei este recurso para perceber melhor o que os motiva. Está aberto oficialmente o "Laboratório de EMRC" , porque apesar de todos os anos os temas sejam os mesmos, a forma como os preparo é sempre novo!  Um excelente ano!  

Big bang e as maravilhas da criação

  Da teoria à criação... A partir das atividades propostas no manual  de EMRC do 7.º ano, resolvi lançar o desafio da ilustração do  Big bang  a partir do "quantos queres". Motivação não faltou e criatividade também!

"Bingo EMRC" de conhecimento

  Aproveitando algumas partilhas que existem na internet, recreei este bingo para utilizar nas aulas de EMRC. Irei utilizar com os alunos do terceiro ciclo. É uma oportunidade de conhecer o que eles gostam e como ocupam os seus tempos livres.