Avançar para o conteúdo principal

E se fosse contigo? - Dignidade da vida humana

E se fosse contigo?


Seguindo a dica da Revista de ideias de EMRC preparei uma situação de desafio/jogo tendo
como base o tema "Dignidade Humana". 

Com um mapa digital da escola, que pode ser construído a partir das ferramentas https://storymaps.arcgis.com/ ou https://en.actionbound.com/ os alunos teriam que fazer checkpoint nas diferentes zonas assinaladas e aí realizar os respetivos desafios que apareciam nos QR . Utilizei este site https://www.qrcodefacil.com/).
Cada desafio realizado dava acesso a outro tópico de ação.

Tópicos de checkpoint: 

1º - Biblioteca escolar - procurar a definição na enciclopédia de Dignidade Humana (teriam que a fotografar) e construir, em grupo, a sua própria definição. Podem produzir um mapa mental recorrendo à ferramenta canva ou https://www.mindmeister.com/ ou no caderno.

2º, 3º, 4º- Diferentes espaços na escola - Visualizar e, posteriormente, emitir opiniões sobre diferentes episódios da série  "E se fosse contigo". Teriam que fazer esse registo em formato de vídeo ou podcast.

5º - Direção da escola - entrevistar a diretora sobre a importância do tema. (Teriam que previamente preparar algumas questões a colocar). 

6º - Sala dos professores, funcionários e alunos - Entrevistar alunos /funcionários. 

NOTA: Os QR eram diferenciados para cada grupo contendo indicações sobre quem teriam de entrevistar e quais os documentários que iriam analisar para evitar repetições nas apresentações finais de grupo. 

7º - Espaço livre na escola - Trabalho final em que todos os grupos estariam envolvidos-   Preparar uma coreografia ou representação tendo como base a música "E se fosse contigo". 
Paralelemente, cada grupo analisava, previamente, uma das músicas sugeridas ou outras que estes indicassem. 


Documentos de apoio







 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Big bang e as maravilhas da criação

  Da teoria à criação... A partir das atividades propostas no manual  de EMRC do 7.º ano, resolvi lançar o desafio da ilustração do  Big bang  a partir do "quantos queres". Motivação não faltou e criatividade também!

"Sobre mim": Atividade de conhecimento

Para começar um ano letivo em grande!   O que nos caracteriza e distingue enquanto disciplina de EMRC é a capacidade de conhecermos bem os nossos alunos. Preparei este recurso para perceber melhor o que os motiva. Está aberto oficialmente o "Laboratório de EMRC" , porque apesar de todos os anos os temas sejam os mesmos, a forma como os preparo é sempre novo!  Um excelente ano!  

Deus...O meu amigo invisível!

  Para começar a explorar a unidade letiva de Deus/Jesus Cristo, utilizei o recurso "Amigo Invisível". Além de trabalhar a  simbologia do amigo especial, também fiz a ponte para o Natal. Houve desenhos fora da  caixa mas muito interessantes e com matéria para dialogar.