Avançar para o conteúdo principal

E se fosse contigo? - Dignidade da vida humana

E se fosse contigo?


Seguindo a dica da Revista de ideias de EMRC preparei uma situação de desafio/jogo tendo
como base o tema "Dignidade Humana". 

Com um mapa digital da escola, que pode ser construído a partir das ferramentas https://storymaps.arcgis.com/ ou https://en.actionbound.com/ os alunos teriam que fazer checkpoint nas diferentes zonas assinaladas e aí realizar os respetivos desafios que apareciam nos QR . Utilizei este site https://www.qrcodefacil.com/).
Cada desafio realizado dava acesso a outro tópico de ação.

Tópicos de checkpoint: 

1º - Biblioteca escolar - procurar a definição na enciclopédia de Dignidade Humana (teriam que a fotografar) e construir, em grupo, a sua própria definição. Podem produzir um mapa mental recorrendo à ferramenta canva ou https://www.mindmeister.com/ ou no caderno.

2º, 3º, 4º- Diferentes espaços na escola - Visualizar e, posteriormente, emitir opiniões sobre diferentes episódios da série  "E se fosse contigo". Teriam que fazer esse registo em formato de vídeo ou podcast.

5º - Direção da escola - entrevistar a diretora sobre a importância do tema. (Teriam que previamente preparar algumas questões a colocar). 

6º - Sala dos professores, funcionários e alunos - Entrevistar alunos /funcionários. 

NOTA: Os QR eram diferenciados para cada grupo contendo indicações sobre quem teriam de entrevistar e quais os documentários que iriam analisar para evitar repetições nas apresentações finais de grupo. 

7º - Espaço livre na escola - Trabalho final em que todos os grupos estariam envolvidos-   Preparar uma coreografia ou representação tendo como base a música "E se fosse contigo". 
Paralelemente, cada grupo analisava, previamente, uma das músicas sugeridas ou outras que estes indicassem. 


Documentos de apoio







 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial do Combate ao Bullying

 SABIAS QUE... “ Behind the numbers: ending school violence and  bullying ”, o estudo, da responsabilidade da UNESCO, que envolveu 144 países, destaca que 1 em cada 3 crianças terá sido vítima de  bullying  no último mês, apontando, assim, para a necessidade de: a) implementar políticas para prevenir e responder à violência escolar e ao  bullying ; b) formar e apoiar os professores na prevenção da violência escolar e do  bullying ; c) promover abordagens que envolvam toda a comunidade, incluindo alunos, professores, técnicos, assistentes operacionais, pais/encarregados de educação e autoridades locais; d) fornecer informações e proporcionar apoio às crianças, jovens e respetivas famílias." Fonte  «  Educação Moral e Religiosa Católica: um valioso contributo para a formação da personalidade  » Assim, e ste ano,  iremos  dedicar toda a semana, a trabalhar esta problemática.  Os recursos apresentados aqui resultam da pesquisa e recolha de várias atividades, que compilei e preparei.

"Sobre mim": Atividade de conhecimento

Para começar um ano letivo em grande!   O que nos caracteriza e distingue enquanto disciplina de EMRC é a capacidade de conhecermos bem os nossos alunos. Preparei este recurso para perceber melhor o que os motiva. Está aberto oficialmente o "Laboratório de EMRC" , porque apesar de todos os anos os temas sejam os mesmos, a forma como os preparo é sempre novo!  Um excelente ano!  

Código Morse - Descobre o tema

Como operacionalizar: Os alunos em grupo, e dentro do tempo determinado, neste caso 5 minutos, terão que, recorrendo ao telemóvel, descodificar o código morse da mensagem. O primeiro grupo a descobrir o enigma ganha a medalha de ouro, o segundo a prata e o terceiro a de bronze.  Ao longo do tema, terão que realizar diversos desafios para conhecer e compreender a figura de Jesus.  Criei o código morse utilizando a ferramenta digital  invertexto.com