Avançar para o conteúdo principal

Trabalhar de forma colaborativa - técnica da folha giratória

 

Se queres ir rápido, vai sozinho. Se queres ir longe, vai em grupo.”


Trabalhar de forma colaborativa sempre me fez sentido. Ao longo dos vários anos de lecionação coloquei em prática o trabalho colaborativo, quer entre pares, quer com os alunos. Este ano frequentei a ação de formação Coopera, promovida pela Sónia Moreira, que foi bastante realista e prática pois pudemos, depois de ouvirmos as explicações e exemplos concretos, pô-los em prática criando recursos diversificados para as nossas aulas. Apliquei esta no 7.º ano com o tema da Adolescência.



Técnica da folha giratória

Os alunos trabalham em grupos 


Há um código de conduta e de cores


Todos têm que escrever sobre os tópicos constante na folha



Apresentação dos trabalhos


Kit Coopera

Estas técnicas encontram-se descritas no livro Cooperar na sala de aula para o sucesso.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Papa Francisco

  Sementes de Paz -  A Herança de Francisco Um legado fantástico e um testemunho exemplar.  Nunca estive com ele mas a sua marca deixou-me esperançosa numa Igreja de todos e para todos.  Saibamos ser nós exemplo dessa alegria, coragem e determinação num mundo mais justo e fraterno para cuidarmos da casa comum e de todos os que nos estão confiados. Até sempre, Papa Francisco. Partilho em pdf a atividade que preprei para ser desenvolvida com os alunos 

Party & Co... em EMRC - Família, Comunidade de Amor

  Party & Co... em EMRC Utilizando a dinâmica do jogo Party & Co eis uma sugestão para o tema Família, Comunidade de Amor. Para selecionar os tópicos pode ser utilizado a roleta digital , recorrendo a várias sugestões que a internet têm ou então fazer um cubo. No meu caso recorro a um cubo grande que já partilhei aqui . Podemos levar estes desafios preparados ou, se quisermos envolver os alunos, constituir grupos de trabalhos e pedir que sejam elas a construir os diferentes desafios e atividades a realizar. Uma coisa é certa, a aprendizagem é significativa com muita diversão à mistura.

Big bang e as maravilhas da criação

  Da teoria à criação... A partir das atividades propostas no manual  de EMRC do 7.º ano, resolvi lançar o desafio da ilustração do  Big bang  a partir do "quantos queres". Motivação não faltou e criatividade também!