Avançar para o conteúdo principal

Uma chávena de chá




Para motivar e introduzir o tema das religiões e da tolerância costumo realizar alguns exercícios de meditação e utilizar instrumentos que se adequem ao que quero transmitir. Paralelamente exploramos o conto japonês "Uma chávena de Chá".


Uma Chávena de Chá

Um mestre de sabedoria japonesa, conhecido pela sua sábia doutrina, recebeu a visita de um professor universitário, que ia para o interrogar sobre o seu pensamento.

O sábio serviu o chá. Encheu a chávena do seu hóspede e depois continuou a derramar o líquido, com uma expressão serena e sorridente. 

O professor ficou a olhar para o chá a ser derramado, tão admirado que não tinha coragem de pedir uma explicação para tal distração, tão contrária às normas das boas maneiras. Mas, a um certo momento, não pode conter-se e disse:

- Está cheia! A chávena já não leva mais!

O sábio, imperturbável, disse então:

- Como esta chávena, também tu estás cheio da tua cultura, das tuas opiniões e conjeturas eruditas e complicadas. Como poderei então eu falar-te da minha doutrina, que apenas as pessoas simples e abertas compreendem, se antes não esvazias a tua chávena?

Fábula japonesa


Gosto de realizar um exercício de meditação chamado Escuta...Escuta ao som de uma taça tibetana. Este ano consegui adquirir uma para mim. Um bom investimento pessoal. 

Taça Tibetana


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Papa Francisco

  Sementes de Paz -  A Herança de Francisco Um legado fantástico e um testemunho exemplar.  Nunca estive com ele mas a sua marca deixou-me esperançosa numa Igreja de todos e para todos.  Saibamos ser nós exemplo dessa alegria, coragem e determinação num mundo mais justo e fraterno para cuidarmos da casa comum e de todos os que nos estão confiados. Até sempre, Papa Francisco. Partilho em pdf a atividade que preprei para ser desenvolvida com os alunos 

Party & Co... em EMRC - Família, Comunidade de Amor

  Party & Co... em EMRC Utilizando a dinâmica do jogo Party & Co eis uma sugestão para o tema Família, Comunidade de Amor. Para selecionar os tópicos pode ser utilizado a roleta digital , recorrendo a várias sugestões que a internet têm ou então fazer um cubo. No meu caso recorro a um cubo grande que já partilhei aqui . Podemos levar estes desafios preparados ou, se quisermos envolver os alunos, constituir grupos de trabalhos e pedir que sejam elas a construir os diferentes desafios e atividades a realizar. Uma coisa é certa, a aprendizagem é significativa com muita diversão à mistura.

Big bang e as maravilhas da criação

  Da teoria à criação... A partir das atividades propostas no manual  de EMRC do 7.º ano, resolvi lançar o desafio da ilustração do  Big bang  a partir do "quantos queres". Motivação não faltou e criatividade também!