Avançar para o conteúdo principal

Provérbios sobre o Amor humano

Partilho uma dinâmica que realizei com os alunos do oitavo ano e que deu aso à criatividade e, sobretudo, reflexão. Há muitas variantes. Desta vez fiz da seguinte forma.
Atribui a cada grupo ou aluno um provérbio. Posteriormente este tiveram que apresentar à turma. 
Houve grupos que prepararam curtas dramatizações, consoante a sua forma de interpretar e depois fizeram a sua explanação, o que lhes disse, qual a mensagem que retiraram.
Eis uma sugestão que um grupo fez: apresentaram um puzzle em que, através das imagens os restantes colegas teriam que acertar no provérbio. 
Foi muito envolvente. Toda a turma interagiu. A peça do meio foi a ultima a ser colocada.


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Papa Francisco

  Sementes de Paz -  A Herança de Francisco Um legado fantástico e um testemunho exemplar.  Nunca estive com ele mas a sua marca deixou-me esperançosa numa Igreja de todos e para todos.  Saibamos ser nós exemplo dessa alegria, coragem e determinação num mundo mais justo e fraterno para cuidarmos da casa comum e de todos os que nos estão confiados. Até sempre, Papa Francisco. Partilho em pdf a atividade que preprei para ser desenvolvida com os alunos 

Party & Co... em EMRC - Família, Comunidade de Amor

  Party & Co... em EMRC Utilizando a dinâmica do jogo Party & Co eis uma sugestão para o tema Família, Comunidade de Amor. Para selecionar os tópicos pode ser utilizado a roleta digital , recorrendo a várias sugestões que a internet têm ou então fazer um cubo. No meu caso recorro a um cubo grande que já partilhei aqui . Podemos levar estes desafios preparados ou, se quisermos envolver os alunos, constituir grupos de trabalhos e pedir que sejam elas a construir os diferentes desafios e atividades a realizar. Uma coisa é certa, a aprendizagem é significativa com muita diversão à mistura.

Big bang e as maravilhas da criação

  Da teoria à criação... A partir das atividades propostas no manual  de EMRC do 7.º ano, resolvi lançar o desafio da ilustração do  Big bang  a partir do "quantos queres". Motivação não faltou e criatividade também!