Avançar para o conteúdo principal

Liberdade "Sermos quem somos"

Liberdade e as suas expressões.


De quem é este som?



A propósito do tema da Liberdade apresentei a música "guerra nuclear" às turmas de oitavo ano. 

Em pares exploraram e apresentaram os tópicos disponíveis aqui em PDF

Relacionado conhecimentos, pois pode ser trabalhado de forma interdisciplinar, houve a partilha de ideias e de conhecimentos adquiridos.



Quem foi António Variações? Um cantor do norte excêntrico, que viveu no seu tempo mas fora do tempo mas que nos deixou testemunhos fantásticos. Um deles é esta música "Guerra nuclear" composta por volta de 1983. 

Em 2021 foi realizado por João Maia e protagonizado por Sérgio Praia, “Variações” que retrata os últimos anos de vida de António Variações.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial do Combate ao Bullying

 SABIAS QUE... “ Behind the numbers: ending school violence and  bullying ”, o estudo, da responsabilidade da UNESCO, que envolveu 144 países, destaca que 1 em cada 3 crianças terá sido vítima de  bullying  no último mês, apontando, assim, para a necessidade de: a) implementar políticas para prevenir e responder à violência escolar e ao  bullying ; b) formar e apoiar os professores na prevenção da violência escolar e do  bullying ; c) promover abordagens que envolvam toda a comunidade, incluindo alunos, professores, técnicos, assistentes operacionais, pais/encarregados de educação e autoridades locais; d) fornecer informações e proporcionar apoio às crianças, jovens e respetivas famílias." Fonte  «  Educação Moral e Religiosa Católica: um valioso contributo para a formação da personalidade  » Assim, e ste ano,  iremos  dedicar toda a semana, a trabalhar esta problemática.  Os recursos apresentados aqui resultam da pesquisa e recolha de várias atividades, que compilei e preparei.

"Sobre mim": Atividade de conhecimento

Para começar um ano letivo em grande!   O que nos caracteriza e distingue enquanto disciplina de EMRC é a capacidade de conhecermos bem os nossos alunos. Preparei este recurso para perceber melhor o que os motiva. Está aberto oficialmente o "Laboratório de EMRC" , porque apesar de todos os anos os temas sejam os mesmos, a forma como os preparo é sempre novo!  Um excelente ano!  

Código Morse - Descobre o tema

Como operacionalizar: Os alunos em grupo, e dentro do tempo determinado, neste caso 5 minutos, terão que, recorrendo ao telemóvel, descodificar o código morse da mensagem. O primeiro grupo a descobrir o enigma ganha a medalha de ouro, o segundo a prata e o terceiro a de bronze.  Ao longo do tema, terão que realizar diversos desafios para conhecer e compreender a figura de Jesus.  Criei o código morse utilizando a ferramenta digital  invertexto.com