Avançar para o conteúdo principal

Semeadores da paz

 


Interagindo com a Biblioteca Escolar, motivei os alunos para sermos promotores e semeadores de paz. 
Foram várias as iniciativas desenvolvidas com diferentes anos para a comunidade educativa e os utentes do Centro de Dia próximo do Agrupamento.







Promovendo a reciclagem, com jornais ou folhas reutilizadas, construímos um mural repleto de pombas da paz com o slogan "Vamos ser semeadores de paz"  tal como nos encoraja o papa Francisco  na sua viajem ao Bahrein. 

Depois, com a colaboração dos alunos 8º C, foram preparados dois teatros, um de fantoches, representando a história de Romeu e Julieta adaptada ao tema e outro,  "Sementes de Paz"  com "atores" reais. No final da representação foram distribuídas "sementes de paz"  (utilizei as embalagens que saem nos ovos Kinder) com  mensagens,  pesquisadas e retiradas de livros, apelando à paz, pelos alunos.

Não podia faltar a música associada à dança e a canção escolhida foi o clássico de John Lennon Imagine.

A comunidade teve oportunidade de jogar o campo minado, cujas regras e design gráfico foram construídos pelos alunos. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Papa Francisco

  Sementes de Paz -  A Herança de Francisco Um legado fantástico e um testemunho exemplar.  Nunca estive com ele mas a sua marca deixou-me esperançosa numa Igreja de todos e para todos.  Saibamos ser nós exemplo dessa alegria, coragem e determinação num mundo mais justo e fraterno para cuidarmos da casa comum e de todos os que nos estão confiados. Até sempre, Papa Francisco. Partilho em pdf a atividade que preprei para ser desenvolvida com os alunos 

Party & Co... em EMRC - Família, Comunidade de Amor

  Party & Co... em EMRC Utilizando a dinâmica do jogo Party & Co eis uma sugestão para o tema Família, Comunidade de Amor. Para selecionar os tópicos pode ser utilizado a roleta digital , recorrendo a várias sugestões que a internet têm ou então fazer um cubo. No meu caso recorro a um cubo grande que já partilhei aqui . Podemos levar estes desafios preparados ou, se quisermos envolver os alunos, constituir grupos de trabalhos e pedir que sejam elas a construir os diferentes desafios e atividades a realizar. Uma coisa é certa, a aprendizagem é significativa com muita diversão à mistura.

Big bang e as maravilhas da criação

  Da teoria à criação... A partir das atividades propostas no manual  de EMRC do 7.º ano, resolvi lançar o desafio da ilustração do  Big bang  a partir do "quantos queres". Motivação não faltou e criatividade também!