Avançar para o conteúdo principal

Jogo "vamos à pesca? " - conhecer os amigos especiais de Jesus

Dar a conhecer os amigos especiais de Jesus, os discípulos e, em simultâneo, trabalhar os conceitos de amizade esteve na base da construção deste jogo. 



Passos a ter em conta na construção dos recursos a utilizar:

- escolher moldes de peixes diversificados imprimir e recortar. 
- com folhas de eva de cores diversas recortar e contornar os moldes
- imprimir, pintar, recortar e plastificar os discípulos. 
- construir as canas de pesca
- comprar argolas para colocar nos peixes
- arranjar baldes de cores diferentes

Como era para fazer em grupos, construí 4 conjuntos. Os alunos podem ajudar na preparação e realização da atividade. 


Operacionalização:

1.º Constituir grupos (utilizei a tática dos 4 capitães). 
2.º Descobrir no "Caça palavras " os nomes dos doze amigos de Jesus e devolver à professora para verificação.
3.º Fazerem, em forma de estafeta, a pesca. 

Ganha a equipa que se organizar melhor e pescar todos os amigos de Jesus.
Cada grupo tinha a sua cana e balde, de cores diferentes. Os peixes, com o nome dos discípulos estavam misturados. Se se enganassem e trouxessem peixes repetidos tinham que colocar novamente no "rio" (tecido azul colocado no chão) pois eram penalizados se escondessem os  peixes dos outros grupos.

Avaliação:

Foi bastante trabalhosa a sua preparação, contudo o resultado final valeu a pena. Os alunos aprenderam e conheceram os amigos de Jesus, os seus hábitos e profissões, trabalharam em equipa e divertiram-se ao ar livre.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial do Combate ao Bullying

 SABIAS QUE... “ Behind the numbers: ending school violence and  bullying ”, o estudo, da responsabilidade da UNESCO, que envolveu 144 países, destaca que 1 em cada 3 crianças terá sido vítima de  bullying  no último mês, apontando, assim, para a necessidade de: a) implementar políticas para prevenir e responder à violência escolar e ao  bullying ; b) formar e apoiar os professores na prevenção da violência escolar e do  bullying ; c) promover abordagens que envolvam toda a comunidade, incluindo alunos, professores, técnicos, assistentes operacionais, pais/encarregados de educação e autoridades locais; d) fornecer informações e proporcionar apoio às crianças, jovens e respetivas famílias." Fonte  «  Educação Moral e Religiosa Católica: um valioso contributo para a formação da personalidade  » Assim, e ste ano,  iremos  dedicar toda a semana, a trabalhar esta problemática.  Os recursos apresentados aqui resultam da pesquisa e recolha de várias atividades, que compilei e preparei.

"Sobre mim": Atividade de conhecimento

Para começar um ano letivo em grande!   O que nos caracteriza e distingue enquanto disciplina de EMRC é a capacidade de conhecermos bem os nossos alunos. Preparei este recurso para perceber melhor o que os motiva. Está aberto oficialmente o "Laboratório de EMRC" , porque apesar de todos os anos os temas sejam os mesmos, a forma como os preparo é sempre novo!  Um excelente ano!  

Código Morse - Descobre o tema

Como operacionalizar: Os alunos em grupo, e dentro do tempo determinado, neste caso 5 minutos, terão que, recorrendo ao telemóvel, descodificar o código morse da mensagem. O primeiro grupo a descobrir o enigma ganha a medalha de ouro, o segundo a prata e o terceiro a de bronze.  Ao longo do tema, terão que realizar diversos desafios para conhecer e compreender a figura de Jesus.  Criei o código morse utilizando a ferramenta digital  invertexto.com