Avançar para o conteúdo principal

Dinâmica "Os três desejos mágicos"

 

Ano novo, objetivos a concretizar. 




Este ano desafiei os alunos do oitavo e nonos anos a pensarem em três desejos/metas que gostariam de realizar. Mas, ao contrário da história do Aladino, não seria um génio quem os iria conceder. 
Cada aluno teria que estabelecer objetivos e o tempo que precisaria, para os levar a bom porto. 
Foi-lhes dado uma folha de post it numa cor à sua escolha. Numa das faces teriam que ilustrar a lâmpada, no outro lado escreveriam os seus objetivos/desejos bem como o tempo que precisariam para os concretizar. 

No final recolhi os seus trabalhos e combinamos que, em maio o devolveria e faríamos o ponto da situação.
Surgiram desejos/projetos muito interessantes e sobretudo, que refletiram estes anos tão atípicos. Valeu a pena fazer.
 


Paralelamente exploramos a história "Como vermos realizados os nossos desejos", que descobri aqui.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Papa Francisco

  Sementes de Paz -  A Herança de Francisco Um legado fantástico e um testemunho exemplar.  Nunca estive com ele mas a sua marca deixou-me esperançosa numa Igreja de todos e para todos.  Saibamos ser nós exemplo dessa alegria, coragem e determinação num mundo mais justo e fraterno para cuidarmos da casa comum e de todos os que nos estão confiados. Até sempre, Papa Francisco. Partilho em pdf a atividade que preprei para ser desenvolvida com os alunos 

Party & Co... em EMRC - Família, Comunidade de Amor

  Party & Co... em EMRC Utilizando a dinâmica do jogo Party & Co eis uma sugestão para o tema Família, Comunidade de Amor. Para selecionar os tópicos pode ser utilizado a roleta digital , recorrendo a várias sugestões que a internet têm ou então fazer um cubo. No meu caso recorro a um cubo grande que já partilhei aqui . Podemos levar estes desafios preparados ou, se quisermos envolver os alunos, constituir grupos de trabalhos e pedir que sejam elas a construir os diferentes desafios e atividades a realizar. Uma coisa é certa, a aprendizagem é significativa com muita diversão à mistura.

Big bang e as maravilhas da criação

  Da teoria à criação... A partir das atividades propostas no manual  de EMRC do 7.º ano, resolvi lançar o desafio da ilustração do  Big bang  a partir do "quantos queres". Motivação não faltou e criatividade também!